quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pão-de-ló de Alfeizerão Bimby/Thermomix

No final da semana passada soubemos de algumas alterações onde trabalho. Nomeadamente, que a N. que todos adoramos ia mudar de farmácia! Depois de controladas as lágrimas, decidimos organizar uma despedida surpresa.
A mim foi-me pedido para levar algo típico português, o que foi um orgulho! Pus-me logo a fazer uma lista de opções, empadas, croquetes, arroz doce, baba de camelo, bolos de arroz... eu lembrei-me de tudo.
Entretanto apercebi-me que no dia em que tinha que fazer algo para levar, havia jogo de Portugal (e agora deu-me para sofrer com isto que nem imaginam, quase chorei a meio do jogo)!
O tempo estava reduzido, portanto tinha que jogar pelo seguro, portanto... "V. achas bem um Pão-de-ló de Alfeizerão?", e a resposta foi "Tenho a certeza que vão lamber os dedos e é algo bem português."
E foi de facto uma boa decisão, os elogios continuam...mesmo depois de já não haver bolo!


Não consegui tirar fotografias ao interior tal foi a confusão, mas fica realmente bom, com ovos caseiros então... é uma verdadeira perdição!
Usei esta receita e como o meu forno costuma demorar mais deixei 12 minutos, mas numa próxima, penso que os 10 são suficientes para que fique ainda mais liquido. 


Vão precisar 

2 Ovos inteiros
6 Gemas
8 c.sopa de Açúcar (cerca de 100gr)
4 c.sopa de Farinha (cerca de 50gr)
1 c.sopa de Água 
1 c.café de Fermento 

Para fazer

Untar uma forma redonda (Cerca de 22cm, eu usei 24) com manteiga e forrar com papel vegetal que também deve ser ligeiramente untado.
Colocar a borboleta na lâmina, adicionar as gemas, os ovos e o açúcar, 4min/temp 37º/vel 3.
Juntar a água, 5min/vel3.
Por último adicionamos a farinha e o fermento, cerca de 15seg/vel 1.
Mexer bem com a espátula até que a farinha esteja totalmente envolvida.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a 220º, cerca de 8 a 10 minutos, dependendo do forno.

Nota: Não testei o modo tradicional, mas será fazer o mesmo processo sem temperatura e envolver a farinha e o fermento apenas com a espátula. 


 

8 comentários:

  1. Adoro! Desde que fiz pela primeira vez, repito imensas vezes. É sempre um sucesso! O teu ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este é um daqueles doces típicos que me deixam sempre de água na boca! Ficou lindo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Bem portuguesa e bem deliciosa :)
    Adoro :)
    É de lamber os dedos!
    Trabalhas numa farmácia querida ? :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Uma das receitas portuguesas que mais gosto, adoro pão de lo e arroz doce:)
    Ficou lindo e se todos gostaram é sinal que estava delicioso.


    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha que óptima escolha! :)

    Ficou com um óptimo aspecto, certamente todos adoraram! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspeto! Aposto que estava delicioso, o interior então... :)

    ResponderEliminar
  7. É um dos meus pães-de-ló favoritos, muito docinhos como eu gosto.

    ResponderEliminar