segunda-feira, 16 de maio de 2016

Bolo fofo de Café

De repente apercebo-me que não actualizo o blog há praticamente 2 meses! "Deixa-me ir ao blog ver como fiz isso da última vez..." e claro, não consta.
Não sei como a maioria de vós faz, com casa, trabalho e família... ter tempo para blogs actualizados diariamente ou quase, fotografias de cortar a respiração e textos sentidos!
Admiro-vos tanto! :)

O bolo que trago hoje já foi feito há muito, mas assim que vi as fotos, relembrei aquele sabor maravilhoso. Trouxe a receita deste blog que ao falar em receita de avós, me cativou de imediato, de tal forma que não utilizei a Bimby, fiz mesmo do modo tradicional.


E o bolo desapareceu num instante e só mesmo no fim tirei fotografia ao interior, daquelas de extrema qualidade como só eu sei!Ahah!


Fiz a receita tal como está no blog, só omiti a canela e reduzi as quantidades para metade, erro que não cometo numa próxima! :)

Vão precisar 

2 Ovos
135gr de Açúcar amarelo
40ml de Café forte
110gr de Farinha
1 c.chá de Fermento

Para fazer

Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo.
Numa outra taça, bater as gemas com o açúcar até a mistura estar bem homogénea, adicionando depois o café.
Peneirar para a taça a farinha e o fermento e bater muito bem.
Envolver delicadamente as claras em castelo à massa.
Colocar em forma previamente untada e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180º, cerca de 35 minutos.





12 comentários:

  1. Que bolo tão apetitoso, faz logo pensar numa bela caneca de café para acompanhar o bolo de café! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Realmente ter um blog atualizado é uma ginástica daquelas! Mas quando se faz por gosto não cansa, mas por vezes precisamos mesmo de parar. E digo o mesmo que tu, admiro muito quem consegue ter os seus blogs atualizados diariamente, com receitas maravilhosas e fotos de cortar a respiração! Mas nós não temos menos mérito, fazemos o que podemos e mantemos-nos por cá! Gostei desse bolo, simples e bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu consigo actualizar o blog pois estou desempregada mas hoje uns meses que trabalhei num restaurante e tive que fechar o blog não dava mesmo.
    Um bolo com sabor agrada-me e muito, este deve ser mesmo uma delicia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!

    É tão verdade o que dizes...é mesmo de admirar, é preciso uma ginástica e um gosto enorme! Eu a trabalhar não consigo ser tão assídua! Mas acho que uma boa gestão do tempo pode ajudar. Mas também acho as pausas normais e necessárias, senão o blog torna-se uma obrigação, e isso não é bom!

    Olha, gostei muito do teu bolo...parece mesmo fofinho. Eu como não posso (infelizmente) tomar ou comer nada com café, ficava-me pelo aroma que tanto adoro! :D

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. gosto tanto de bolos de café sempre maravilhosos, ótimo aspeto esse.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Manter um blog atualizado nem sempre é tarefa fácil. E não deve ser encarado como uma obrigação, senão perde a graça, por isso sente-te à vontade de cá vires quando quiseres e puderes :-) Mas com a certeza que o desfile dos teus bolinhos são sempre um regalo para os meus olhos! E este parece-me muito bem, um bolo de café. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Eu também não publico com a regularidade que gostaria, não dá tempo para tudo...
    O bolo está com um ótimo aspeto!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Vai ser o meu bolinho de fim-de-semana. Tenho saudades de bolo de café !!!

    ResponderEliminar
  9. Eu sou defensora que mais vale pouco e bom. Tento actualizar o meu blog 3 vezes por semana, mas por vezes falho. Faz-se o que se pode, têm de ser é por gosto, caso contrário não vale a pena. Continua a trabalhar ao teu ritmo, com as mesmas receitas deliciosas e bonitas. Beijinos

    ResponderEliminar
  10. Eu sou defensora que mais vale pouco e bom. Tento actualizar o meu blog 3 vezes por semana, mas por vezes falho. Faz-se o que se pode, têm de ser é por gosto, caso contrário não vale a pena. Continua a trabalhar ao teu ritmo, com as mesmas receitas deliciosas e bonitas. Beijinos

    ResponderEliminar
  11. Eu também não consigo manter o blog atualizado com posts diários, mesmo publicando um post por semana perco algum tempo com ele. De qualquer forma, esse teu bolinho de café vale totalmente pelos dois meses de ausência! Simples e fofo. Nunca fiz nenhum bolo de café assim seco (no sentido de não ser pudim ou semifrio, nota-se que está fofinho e húmido!) :)

    ResponderEliminar
  12. A textura do bolo ficou fantástica. Bem fofo :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar