Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens

sábado, 25 de outubro de 2014

Queques Simples

Gosto sempre de ter um bolinho simples de fatia por aqui, mas há dias em que não há mesmo tempo nem forças.
Na sexta passada cheguei decidida a quebrar o "jejum" dos nossos bolinhos e lembrei-me desta receita de uns simples queques que já tinha "anotado" há imenso tempo!
Com ligeiras adaptações e lá se fizeram os queques, que nos souberam "que nem gingas"! 
Para quem tem crianças parece-me o bolo ideal para levar para a escola, aliás fizeram-me lembrar uns que a minha Mãe nos fazia para as visitas de estudo :)



Vão precisar

2 Ovos
25gr de Manteiga
Raspa de Limão (cerca de 1 c.café)
100gr de Leite
240gr de Farinha
1 c.chá de Fermento

Para fazer

Colocar no copo da Bimby o açúcar, a manteiga e o fermento 37º/2min/vel 3.
Juntar a raspa de limão, os ovos e o leite, 20seg/vel 3.
Por último juntamos a farinha 10seg/vel 3, limpamos o copo e repetimos se necessário.
Deixamos a massa a repousar cerca de 25 minutos.
Depois do repouso, colocar a massa em formas e polvilhar com açúcar a gosto.
Levar ao forno a 200º cerca de 8 minutos, passando depois para os 180º e deixar cozer mais cerca de 20 minutos.

sábado, 18 de outubro de 2014

Bolo de Maçã e Canela, o eleito adaptado à Bimby

O frio já chegou, os casacos já saíram do armário e a manta do sofá não sai!
Dias escuros, cada vez mais curtos...pedem um bolinho. Se há bolo que associo a esta altura do ano é o bolo de maçã, açúcar e canela.
Aliás não sou só eu, penso que é algo consensual :)
Este bolo não é novidade por aqui, já  o publiquei anteriormente. É um bolo que sabe sempre bem e desta vez foi para oferecer... e recebeu tantos mas tantos elogios!!
Volto a publicar, mas desta vez adaptado à Bimby.



Vão precisar

125gr de Açúcar
125gr de Manteiga
200gr de Farinha
3/4 Maçãs (dependendo do tamanho)
3 Ovos
4 c.sopa de Leite 
1 c.chá de Fermento
Raspa de 1/2 Limão (desta vez não usei)
Nozes a gosto
Açúcar e Canela para polvilhar


Para fazer 

Bimby/Thermomix

Começamos por fatiar a maçã, um pouco ao gosto de cada um, aqui gostamos dela bem fininha.
No copo colocamos a manteiga em pedaços e o açúcar 3min/37º/vel3, ou até estar bem cremoso.
Juntamos a farinha e o fermento, 3min/vel 4. Limpar bem o copo com a ajuda da espátula e repetir o processo.
Colocamos a borboleta nas laminas e adicionamos os ovos, 3min/37º/vel 3.
Repetimos o processo mas sem temperatura.
Por último adicionamos o leite, cerca de 15 seg/vel4. Se a massa não estiver bem homogénea, bater mais um pouco.
Numa forma previamente untada e polvilhada com farinha ou forrada com papel vegetal, colocar uma parte da massa, adicionar as nozes a gosto e uma parte da maça. Cobrir com a restante massa e colocar a maçã reservada. 
Vai ao forno a 180º, cerca de 25 minutos e assim que o retirar polvilhar com açúcar e canela a gosto.  


domingo, 14 de setembro de 2014

Queques de Cenoura e Chocolate

Tanto tempo sem publicar, parece que fui de férias novamente, mas não.
Mudam as rotinas e demoro sempre algum tempo até me adaptar... novos horários, mais trabalho e o V. fora, fica tudo um bocadinho mais caótico!
Já não sei quando fiz os queques que trago hoje... mas sei que ainda hoje de manhã recebi um pedido para os fazer novamente, ficaram realmente muito bons!!!


Vão precisar (para 8 queques)

2 Ovos 
1 cenoura ralada
100gr de Açúcar
100gr de Farinha
50gr de Coco
35gr de Azeite 
10gr Óleo
4 quadrados de choc. negro de culinária (à temperatura ambiente)
1 c.chá de Fermento



Para fazer

Começar por ralar a cenoura, com uns toques de turbo ou uns segundos nas vel 5,6,7 e reservar.
Colocar a borboleta, adicionar os ovos 2min/37º/vel 2. Repetir o processo mas sem temperatura.
Juntar o açúcar, o coco e o choc 10seg/vel 5. Limpar as paredes do copo e repetir se o chocolate ainda tiver pedaços visíveis. 
Acrescentamos o óleo juntamente com a cenoura, 10 seg/vel 3.
Por último adicionamos a farinha e o fermento 15seg/vel 4.
Colocar em formas e levar ao forno a 180º, cerca de 30 minutos. 



terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pãezinhos de Minuto Bimby

Hoje trago uma sugestão que tem tanto de rápida como de boa!
Na semana antes de irmos de férias já andávamos em êxtase, e eu confesso, estava a tentar sair o mais possível das rotinas. Posto isto, um domingo ficámos sem pão... e obtemos a salvação com estes pãezinhos de minuto. Eu não lhes chamaria pães, mas sim scones em ponto "grande", deliciosos, de comer um atrás de outro :)


Por falar em pão, tenho que partilhar um episódio que me deixou estupefacta.
Aqui o pão ou é embalado, ou está exposto como em Portugal está o embalado mas sem nada e cada um pode mexer e fazer o que entender.
Um miúdo com os seis 6 anos tirou uma baguete pequena e foi todo vitorioso ter com o pai. Este deu-lhe tamanho sermão que ele voltou, quase a chorar, todo vermelho e com a sua mãozinha delicada largou o pão.
Ficou ali parado, até que o pai veio e perguntou "queres ir escolher uns fritos?" e a criança respondeu "se não te importares, sim!".
Apeteceu-me explicar ao senhor que era preferível deixar a criança comer o pão, a ir comer aqueles fritos horrorosos com sabor a tudo e mais alguma coisa! Quando é que estas mentalidades mudam? 
Qualquer dia faço um blog só com os episódios que já presenciei... tiram-me do sério!

Vamos então à receita? :)

Vão precisar
Receita do livro base 

250gr de Farinha
120gr de Leite
1 Ovo
30gr de Manteiga (coloquei 25)
2 c.chá de Fermento para bolos
1 Pitada de Sal 

Para fazer

Colocamos no copo todos os ingredientes 15seg/vel 4. Limpamos as paredes do copo e envolvemos 10seg/vel4. 
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, deitamos colheradas de massa.
Vai ai forno a 200 cerca de 12 minutos (quanto maiores, mais tempo necessitam). 




sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O regresso com uma Tarte de Chocolate e Leite Condensado

Muito lentamente, vou retomando as rotinas mas custa tanto!
Foram umas férias boas, diria mesmo quase perfeitas... família, amigos, muita praia e bom tempo.
Voltei ao trabalho na quarta, sempre com o blog em mente, mas estava difícil dar corda aos dedos :)
No primeiro fim de semana da nossa chegada, fizemos um almoço de família com tudo o que tínhamos direito!!
Fiz uma tarte que há muito estava na lista... chocolate e leite condensado é consensual, certo? :)
Todos gostaram, mas para mim numa próxima deixo menos tempo no forno para que a consistência fique mais solta, mais leve.
A receita veio deste Blog fantástico , tem sempre sugestões deliciosas e muito bem apresentadas!
As fotografias foram tiradas numa correria, mas não podia deixar de publicar :)






Uma das sobremesas foi gelado iogurte llaollao, que combinou na perfeição com esta tarte! O fresco do gelado com a doçura e crocante da tarte casam na perfeição!

Vão precisar para a base

200gr de Bolacha Maria
100gr de Manteiga (à temperatura ambiente)

Para o recheio

1 Lata de Leite Condensado
50 gr de Cacau em pó (usei chocolate em pó Pantagruel)
4 Quadrados de chocolate negro Pantagruel (acrescentei)
100gr de Manteiga
3 Gemas

Para fazer

Triturar as bolachas juntamente com a manteiga (fiz na bimby com uns toques de turbo).
De seguida forramos uma forma com fundo amovível, usei de 24cm e levamos a cozer 10 min a 180º.
Levamos a lume brando um tacho com o leite condensado, o chocolate em pó e o de cozinha e a manteiga. Vamos mexendo até que esteja completamente homogéneo.
Deixamos arrefecer.
Depois de quase frio, adicionamos as gemas, mexemos bem e vertemos para a base que já cozemos.
Voltamos a colocar no forno, cerca de 20 minutos, não mais, a 180º.
Esperar que arrefeça para desenformar. 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Queques de Courgette, Frutos Secos e Erva Doce

Sem dar por isso, eis que percebo que hoje já é Agosto! Este sempre foi o mês das férias de família, em que se enchia o carro e rumávamos à praia para umas semanas únicas, que só as temos quando ainda não somos adultos. No regresso ainda tínhamos mais uns dias com os avós, os primos todos, muitos mergulhos e diversão.
Tenho saudades, muitas.... quem não as tem? :)
Ao contrário dos últimos anos, este vai ser novamente o mês das férias. Não é o meu mês de eleição visto que está sempre tudo muito movimentado, alguma confusão e os preços claro, mais elevados.
Mas assim teve que ser e vamos aproveitar o melhor possível, mas até lá ainda falta uma semana!

Como sabem por aqui há sempre bolo, mas ultimamente opto por fazer queques, assim não há formas para untar e o forno fica menos tempo ligado, só vantagens!


A courgette dá uma textura muito boa aos bolos, deixa-os húmidos e macios, e não tendo ela um sabor acentuado casa bem com tudo.


Vão precisar 

2 Ovos
60gr de Flocos de Aveia Integral
10gr de Nozes (não tinha mais)
30gr de Amêndoas
1/2 Courgette
120gr de Açúcar
80gr de Farinha Integral
50gr de Farinha
20gr de Óleo de Girassol
1 c.sopa de Café Forte
1/2 c.café de Canela
1 c.café de Erva Doce
1 c.chá de Fermento


Para fazer

Bimby/Thermomix

Colocamos as nozes e as amêndoas e vamos dando uns toques de turbo até estarem bem partidinhas, mas com alguns pedaços. Reservamos.
Colocamos a aveia e fazemos o mesmo processo, mas até que esta fique em pó. Reservamos.
Partimos a courgette grosseiramente e colocamos no copo 8seg/vel 4-5. Reservamos.
Começamos por colocar a borboleta, adicionamos os ovos 2 min/vel 3/37º. Repetimos o precesso mas agora sem temperatura.
Juntamos o açúcar 15seg/vel 3, seguindo-se a courgette e o óleo 15 seg/vel3.
Por último a aveia, os frutos secos, a farinha, o fermento, o café, a canela e erva doce 15seg/vel 3-4. Limpamos as paredes do copo e repetimos o processo alguns segundos se necessário.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pão de Leite

Este domingo havia pouco pão e nenhuma vontade de sair de casa. Apetecia-me algo diferente, mais saboroso que o pão de todos os dias.
Recorri ao meu blog de segurança, visto que nunca falha, o Ponto de Rebuçado Receitas e juntamente com o V. escolhemos o que mais nos apetecia.
A escolha recaiu neste fantástico Pão de Leite, ao qual fiz pequeninas alterações e ficou mesmo delicioso.
Tem o sabor a uns que comprava numa padaria muito boa em Portugal... eu comi mesmo sem nada e o pouco que sobrou o V. comeu no dia seguinte sem torrar (algo inédito para alguém que não come pão sem ser torrado com mais de 24h!!) e continuou a elogiar.



Vão precisar

250 gr de Leite Magro
45gr de Manteiga
50gr de Açúcar
500 gr de Farinha
1/2 Saqueta de Fermento seco (5gr)
1 c.chá de Sal
1 Gema de Ovo batida para pincelar

Para fazer 

Bimby/Thermomix

Colocam-se todos os ingredientes no copo à excepção da farinha 1,30min/37º/vel 1.
Adiciona-se a farinha 10seg/vel 6 e de seguida velocidade espiga/2min. Deixamos repousar 10 minutos.
Colocar a massa  numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal e deixar a massa a levedar cerca de 40 minutos.
Pincelamos com a gema de ovo e vai ao forno cerca de 25 minutos. Eu desliguei ao fim de 20 minutos e deixei-o estar mais uns 2/3 minutos e tirei para não secar.



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Queques de Aveia, Frutos Secos e Cenoura (Tradicional e Bimby)

Há muito tempo que não fazia um bolo que nos soubesse tão bem!
Fiz a pensar que iam ser apenas para mim, devido aos ingredientes, mas o V. deitou-lhes logo a mão. Inicialmente omiti ingredientes e depois... foi vê-los voar.
Uma textura densa, uma mistura de sabores deliciosa que alimenta e não é pecaminosa.
A ideia inicial era fazer esta receita com a qual me deliciei assim que vi, como tudo o que aparece neste blogue mas fui alterando aqui e ali e acabaram por ficar bem diferentes, mas perfeitos!


Para mim esta receita foi uma grande vitória tendo em conta que o V. nunca come nada com farinha integral e muito menos aveia! E mesmo depois de saber a receita na integra... comeu e elogiou, inédito!!!


Vão precisar (para 14)

2 Ovos
1/2 Cenoura
100gr de Nozes e Amêndoas
80gr de Flocos de Aveia Integral 
100gr de Farinha Integral
70gr de Farinha de Trigo
1 c.sopa de Sementes de Girassol
1 c.sopa de Sementes de Linhaça 
120gr de Açúcar Amarelo
30ml de Óleo de Girassol
100ml de Leite de Amêndoa
1 c.chá bem cheia de Manteiga de Amêndoa
1 c.café rasa de Erva Doce
Pitada de Canela 
1 c.chá de Fermento

Para fazer

Começar por triturar os flocos juntamente com as sementes e reservar. Picar as nozes, amêndoas e cenoura  e reservar.
Bater bem os ovos com o açúcar, adicionar o óleo e bater muito bem.
Adicionar os frutos secos, a cenoura, as farinhas, o fermento e a manteiga de amêndoa
Depois da massa bem batida, adicionar o leite, a canela e erva doce. Provar a massa antes de a transferir.
Colocar nas formas e levar ao forno a 200º, cerca de 20 minutos.

Para fazer

Bimby/Thermomix

Colocar no copo as sementes juntamente com os flocos e dar uns toques de turbo, reservar.
Fazer o mesmo processo com a cenoura, as nozes e amêndoas sem que estas fiquem totalmente trituradas, reservar.
No copo colocar os ovos, 37º/2min/vel 3. Repetir o processo sem temperatura.
Adicionar o açúcar 20seg/vel 3.
Juntar o óleo, os frutos secos e a cenoura 20seg/vel 3.
Seguidamente pomos a manteiga de amêndoa, as farinhas, o fermento e o leite, a erva doce e a canela 20seg/vel 3. Repetir se necessário.
Provar a massa antes de a transferir.
Colocar nas formas e levar ao forno a 200º, cerca de 20 minutos.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pataniscas de Bacalhau Assado na Bimby feitas em Azeite

Com o pretexto de aproveitar um resto de bacalhau assado, surgiu a ideia de fazer umas pataniscas.
Muito simples de fazer, deliciosas de comer e com muito menos culpas do que o habitual, pois não são fritas em óleo mas sim num fio de azeite.


Vão precisar

Sobras de Bacalhau Assado e os alhos do mesmo
Farinha (usei cerca de 5 colheres mas depende da quantidade)
2 Ovos
Salsa
1 Cebola pequena
Sal

Para fazer

Colocamos no copo a cebola, os alhos e a salsa 15seg/vel.6
Adicionamos os ovos 15/vel.4.
Baixa-se os residíuos do copo e envolve-se bem com a espátula.
Aos poucos vamos adicionando a farinha, o sal 10seg/vel 4, até ter a consistência desejada, não demasiado liquida.
Colocamos numa taça, juntamos o bacalhau desfiado e envolvemos muito bem.
Aquecemos bem um fio de azeite e fritamos pequenas quantidades de massa de ambos os lados.


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ferraduras

Desde que deixei de viver em Portugal que do nada me surgem desejos de comer algo que aqui não há.
Duram dias... e quando não consigo saciar o desejo, a coisa dá mesmo para o torto!
Um destes dias lembrei-me das ferraduras, aquelas pequeninas que sabem a erva doce e comemos umas atrás das outras sem dar por ela!
Depois de ver algumas receitas, decidi-me por estas fazendo pequenas alterações.
Souberam bem, voaram que foi um instante...



 Gostei muito, mas queria mesmo o sabor original, alguém tem a "tal" receita? E achei uma massa muito difícil de trabalhar, tive que adicionar imensa farinha. Será por não ter posto a farinha integral na integra?

Aqui está como fiz.

Vão precisar

110gr de Farinha de Trigo
40gr de Farinha Integral
60gr de Açúcar
1 Ovo + 1 gema
30gr de Azeite
2 c.chá de Erva doce
1 c.café de Fermento

Para fazer

Bimby/ Thermomix

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby 15seg/vel5. Limpar bem as paredes do copo e programar mais 10seg/vel5.
Retirar a massa e tender os biscoitos em forma de ferradura.
Pincelar com a gema batida com um bocadinho de leite.
Vai ao forno a 180º, cerca de 20 minutos.



terça-feira, 8 de julho de 2014

Bolo de Actimel e Farinha de Arroz

Daqui a precisamente um mês vamos de férias!
A contagem inicia-se com mais ânimo e os planos começam, sabe tão bem.
Têm sido uns dias em que a cozinha não tem parado, com biscoitos e afins. Confesso que quando o forno começa a trabalhar custa um bocadinho, mas o resultado compensa!
A receita de hoje é de um bolo, dos primeiros publicados do blog mas com ligeiras alterações.
Nunca tinha utilizado Actimel em bolos, mas digo-vos que fica fantástico, dá mesmo imenso sabor ao bolo!




Gosto muito deste bolo pela textura leve que tem, própria da farinha de arroz.
Faço-o grande e fica óptimo durante bastantes dias.

Vão precisar

5 Ovos
1 Actimel 0% de Gordura (Morango)
280gr de Açúcar
120gr de Farinha de Trigo
180gr de Farinha de Arroz
40gr de Óleo
2 c.chá de Fermento

Para fazer

Bater bem o açúcar com os ovos.
De seguida, ir adicionando os restantes ingredientes e bater muito bem.

Bimby/Thermomix

Colocar a borboleta e adicionar os ovos, 5min/37º/vel 3. De seguida, sem temperatura programar mais 3 min/vel3.
Adicionar o açúcar, o iogurte, 15seg/vel 3.
Colocar o óleo 10 seg/vel3.
Por último as farinhas e o fermento 15seg/vel 4.

Colocar em forma untada e polvilhada de farinha e levar ao forno a 180º, cerca de 40 minutos. 





quarta-feira, 2 de julho de 2014

Biscoitos de Manteiga

Tenho tido dúvidas quanto a continuar com o blog.
Não gosto de deixar receitas só porque sim, e a vontade de escrever tem sido completamente nula.
Usar o blog para falar das maleitas não faz de todo o meu género!
Por isso, não sei por quanto tempo...mas vamos lá continuar.
As férias ainda estão longe, mas já iniciei a contagem decrescente a ver se parece mais próximo!
Um dia destes, para me distrair de pensamentos menos bons, decidi pôr a mão na manteiga (literalmente) e fiz uns biscoitos bem bons.


A receita, trouxe-a daqui, embora tenha alterado as quantidades.
Não tenho dispara biscoitos cá, pelo que optei por reduzir a dose e também, quanto mais se tem, mais se come... e se eles são bons!!

Vão precisar 

100gr de Farinha
50gr de Manteiga
50gr de Açúcar (para a próxima coloco um pouco mais)
1 Ovo


Para fazer

Podem ver o modo tradicional na receita original.

Bimby/Thermomix

Colocar no copo o açúcar, o ovo e a manteiga. 1 minuto/vel 4.
Adicionar a farinha, 15 seg/vel 4.
Envolver com a espátula e programar mais 10seg/vel 4.
Reservar a massa cerca de 15 min no frigorífico para que seja mais fácil de trabalhar.
Formar as bolachas e levar ao forno cerca de 15 minutos a 180º. 


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pão-de-ló de Alfeizerão Bimby/Thermomix

No final da semana passada soubemos de algumas alterações onde trabalho. Nomeadamente, que a N. que todos adoramos ia mudar de farmácia! Depois de controladas as lágrimas, decidimos organizar uma despedida surpresa.
A mim foi-me pedido para levar algo típico português, o que foi um orgulho! Pus-me logo a fazer uma lista de opções, empadas, croquetes, arroz doce, baba de camelo, bolos de arroz... eu lembrei-me de tudo.
Entretanto apercebi-me que no dia em que tinha que fazer algo para levar, havia jogo de Portugal (e agora deu-me para sofrer com isto que nem imaginam, quase chorei a meio do jogo)!
O tempo estava reduzido, portanto tinha que jogar pelo seguro, portanto... "V. achas bem um Pão-de-ló de Alfeizerão?", e a resposta foi "Tenho a certeza que vão lamber os dedos e é algo bem português."
E foi de facto uma boa decisão, os elogios continuam...mesmo depois de já não haver bolo!


Não consegui tirar fotografias ao interior tal foi a confusão, mas fica realmente bom, com ovos caseiros então... é uma verdadeira perdição!
Usei esta receita e como o meu forno costuma demorar mais deixei 12 minutos, mas numa próxima, penso que os 10 são suficientes para que fique ainda mais liquido. 


Vão precisar 

2 Ovos inteiros
6 Gemas
8 c.sopa de Açúcar (cerca de 100gr)
4 c.sopa de Farinha (cerca de 50gr)
1 c.sopa de Água 
1 c.café de Fermento 

Para fazer

Untar uma forma redonda (Cerca de 22cm, eu usei 24) com manteiga e forrar com papel vegetal que também deve ser ligeiramente untado.
Colocar a borboleta na lâmina, adicionar as gemas, os ovos e o açúcar, 4min/temp 37º/vel 3.
Juntar a água, 5min/vel3.
Por último adicionamos a farinha e o fermento, cerca de 15seg/vel 1.
Mexer bem com a espátula até que a farinha esteja totalmente envolvida.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a 220º, cerca de 8 a 10 minutos, dependendo do forno.

Nota: Não testei o modo tradicional, mas será fazer o mesmo processo sem temperatura e envolver a farinha e o fermento apenas com a espátula. 


 

domingo, 15 de junho de 2014

Mil Folhas na Bimby/ Thermomix

A minha ausência foi mais alongada que o normal tanto aqui como nos vossos blogues.
Tenho andado com umas dores de cabeça muito fortes e tento evitar o computador ao máximo.
Mas de hoje já não podia passar... tenho cozinhado apenas o básico, mas ontem foi dia de experiência e das boas!
Há uns tempos que anda ai uma febre de "Mil folhas", bolo que a mim nunca me disse muito por ter demasiado creme e cobertura. No entanto, o V. que também não é grande fã de cremes, quando soube que era possível fazer em casa, pediu-me. Aceitei, mas demorei a ganhar coragem, até ontem.


Aqui está acabadinho de fazer.


No dia seguinte, quando o provámos.

Não sou nada jeitosa para estas coisas, para mim foi um desafio enorme, mas de facto parece muito mais complicado do que realmente é.
A única coisa que não correu muito bem foi o chocolate que ficou muito espesso, penso que coloquei sumo de limão a menos.
Segui minuciosamente os conselhos da Luísa Alexandra, aqui e no video, penso que por aqui todos conseguem fazer, está mesmo muito bem explicado.

Vão precisar 

Creme Pasteleiro

200+50 gr de Leite Meio Gordo
75gr de Açúcar
Casca de Limão (usei apenas de meio)
15 gr de Farinha de Trigo
15 gr de Farinha Maisena (uso custard)
2 Gemas
Gotas de Limão

Glacé

1 Clara
200gr de Açúcar em pó
1 c.sopa de Cacau
Gotas de Limão

Uma placa de Massa Folhada Rectangular (usei light)

Para fazer

Comecei por fazer o açúcar em pó, pois não tinha.
30 Seg/vel 5-7-10 cerca de 20 segundos e reservamos.

Numa taça colocamos as farinhas (podemos pesa-las colocando o recipiente no copo da Bimby) e 50gr de leite, que envolvemos bem com uma vara de arames.
Adicionamos as 2 gemas e continuamos a envolver até obter a forma de creme.

No copo da Bimby colocamos 200gr de leite, 75gr de açúcar e a casca de meio limão (apenas a parte amarela). 8 min/ 90º/vel.colher inversa.
Retiramos a casca de limão, adicionamos a mistura da farinha com o leite e gemas, deitando pelo bocal.
Programamos novamente 8min/90º vel 2.
Deixamos arrefecer por completo.

Enquanto arrefece, podemos colocar a massa a folhar.
Desenrolamos a massa, dividimos em 3 rectângulos iguais, furamos com um garfo ambos os lados e levamos ao forno, a 200º cerca de 20 minutos.
Tal como sugerido, virei a massa a meio da cozedura e assim impediu que folhasse em demasia.

Começamos a fazer o glacé, batendo a clara até que fique em espuma e aos poucos adicionamos o açúcar em pó. 
Retiramos cerca de uma colher de sopa à qual vamos adicionar o cacau, bastando para isso envolve-lo e por último adicionar as gotas de limão.
Colocamos num saco pasteleiro e reservamos no frio.

Para montar

Depois de já estar tudo completamente arrefecido podemos então montar o Mil Folhas.
Colocamos a primeira placa de massa que achatamos ligeiramente

Podem ver como ficou bem furadinha e dourada.

De seguida colocamos parte do creme pasteleiro e novamente uma placa de massa folhada, repetindo o processo do creme.
 Não coloquei a quantidade toda visto que o V. pediu menos recheio, mas façam ao vosso gosto.



Colocamos a 3ª e última placa da massa folhada e aplicamos o galcé.



Por último, fazemos uma linha com o glacé que reservamos no saco pasteleiro, na horizontal a todo o comprimento.
Com um palito fazemos riscas transversais para obter este desenho característico do Mil Folhas.


O V. começou por dizer que não o iria comer todo sozinho... chegámos à noite e havia apenas uma fatia muito fina!!
Eu provei, sem o glacé que não gosto de todo... e é realmente muito bom, a repetir sem dúvidas! :) 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Panquecas de Limão

Eu sei que ainda recentemente publiquei uma receita de panquecas, mas não resisti a experimentar mais umas.
Como já vos disse eu adoro umas boas panquecas e nestes dois últimos fins de semana, como estava sozinha, optei por um pequeno almoço mais reconfortante! :)
Tinha uma receita de eleição que já publiquei aqui que sai sempre bem e é deliciosa. Mas tem um contra... leva manteiga e por isso faço muito menos vezes do que aquelas que me apetecem.
Na minha pausa no trabalho costumo ver as revistas que por ali andam, de fofocas que não entendo pois não conheço as Vip´s em questão! Mas gosto muito de ler a parte de dietas, em que há sempre algumas sugestões de refeições light, que por norma seria para nós portugueses uma refeição normal ou já um bocadinho exagerada. Acho engraçado analisar as diferenças... e entre sugestões de pequeno almoço que englobam salmão grelhado, feijão e afins... surgem umas panquecas de limão que me saltaram logo à vista e que ao contrário do habitual consegui memorizar!
Adorei o resultado, sem gordura, estas passaram a ser as panquecas oficias cá de casa, deliciosas!



Vão precisar (para 4 panquecas)

50gr de Farinha
1 c.sopa bem cheia de Farinha de Arroz (adicionei)
1 Ovo
150ml de Leite (usei magro e apenas 120ml)
1 c.sopa de Açúcar
1 c.sopa de Sumo de Limão (se quiserem o sabor bem acentuado é colocar mais e até raspa)

Para fazer

Num liquidificador ou robot de cozinha misturamos todos os ingredientes até que fique uma massa uniforme.
Utilizei a Bimby 12Seg/Vel 6.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e ir colocando a massa. Quando formar bolhinhas devemos virar e cozinhar do outro lado. 



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Panquecas de Iogurte acompanhadas com Maçã, Noz e Sementes de Girassol

Durante a semana o meu pequeno almoço é sempre o mesmo, não há volta a dar.
Mas nos dias em que não trabalho consigo ter outra disposição e um apetite quase voraz! :) Contudo, sou incapaz de comer ovos, bacon e muito menos feijão logo pela manhã!
O que gosto mesmo muito é de umas belas panquecas, bem simples, sem chocolates e afins.
Assim que vi estas no blog A Cozinha da Ovelha Negra anotei logo para as fazer assim que possível.
Fiz pequenas alterações e digo-vos... pareciam tão inocentes e leves, mas fiquei tão saciada que foi difícil ter vontade de almoçar!




Vão precisar 

1 Ovo
100gr de Iogurte Natural
45gr de Farinha de Arroz
2 c.chá de Côco ralado
1 c.chá de Linhaça


Para fazer

Misturar todos os ingredientes num robot de cozinha, até que fique uma massa uniforme. 
Eu utilizei a Bimby 10seg/Vel 6 por 2 vezes. 
Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar a massa, virar assim que começar a formar bolhinhas na massa. 

Para a Maçã Assada vão precisar

Maçã
1 c.chá de Canela
1 c,café de açúcar
3 c.sopa de água

Para fazer

Lavar e partir a maçã, adicionar a água e o açúcar, colocar no microondas à temperatura máxima cerca de 3 minutos. 
Polvilhar com canela e envolver com a água que vai formar uma calda.

Eu servi as panquecas com a maçã, sementes de girassol, nozes e reguei com a calda! Ficou de comer e chorar por mais!:)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Bolinhos de Grão e Atum com Molho de Iogurte

Continuo a aproveitar a semana para me desforrar nos sabores que tanto gosto, acho que vou chegar a domingo com uns kilos a mais!
Gosto imenso de grão, atum e temperos fortes ao contrário do esquisitinho :)
Assim, no fim de semana fiz uns bolinhos cuja ideia retirei de excelente blog Ponto de Rebuçado Receitas , do qual sempre que faço uma receita...sai sucesso!!
Como não me apetecia comer carne, lembrei-me que a Vânia do já famoso Coisas e Coisinhas tinha há uns tempos publicado uns hambúrgueres que me deixaram de queixo caído.
Este "mix" resultou na perfeição, os sabores, os aromas, a consistência e é mesmo muito simples de fazer.



Eu comi em tortilhas, com salada e molho de iogurte, foi até não haver mais... :)
Esta é uma sugestão muito simples de fazer, económica, saudável e que se eu já a tivesse conhecido quando era estudante... não me tinha escapado!!
Posto isto, decidi participar no desafio dos blogues Coisas e Coisinhas e do A Cozinha da Ovelha Negra, "Há vida para além da massa de atum", em que o tema deste mês é "Época de exames: para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite".  

Vão precisar (para 1)

100gr de Grão
40gr de Atum em água
Um molhinho pequeno de Coentros
1 c.café de Açafrão
1 c.café de Cuminhos
1/2 Cebola pequena
Azeite
Sal

Para fazer 

Trituram tudo num robot de cozinha. Eu utilizei a Bimby, 10seg/Vel 5-6.
Devem provar a mistura e rectificar os temperos de necessário.
Foram pequenas bolas que achatam.
Aquecem um fio de azeite onde passam os bolinhos, se os fizerem pequenos um minuto de cada lado será suficiente.

 Molho de Iogurte

Vão precisar

Iogurte Natural (uso magro)
1 c.chá de Caril
Uma pitada de sal
Azeite

Para fazer

Misturar bem todos os ingredientes.



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Lulas Estufadas

Esta semana o V. não está, foi para fora em trabalho e por isso cozinho só para mim.
Tendo que ver o lado positivo de estar sozinha, lembro-me "posso aproveitar para cozinhar tudo o que ele não gosta e eu adoro!".
Lulas é algo que ele odeia mesmo, penso que pela textura, tal como os miúdos, mas eu adoro desde sempre.
Não sei se foi pelas saudades que já tinha, mas pareceu-me realmente muito bom! :)
Acompanhei com arroz pipoca, sabem o que é? Eu explico, quando apareceu o arroz basmati associava sempre o cheiro a pipocas e ao inicio nem gostava confesso. Desde ai que ficou sempre o "arroz pipoca" e não consigo dizê-lo de outra forma... o que claro, já me trouxe situações embaraçosas!!



Vão precisar

Lulas (comprei já limpas e cortadas)
Cebola
Pimento
Tomate
Vinho Branco
Azeite
Sal

Para fazer

Pica-se a cebola e refoga-se juntamente com o pimento.
Acrescentamos o tomate em pedaços, o vinho e as lulas.
Deixamos a estufar uns 25 a 30 minutos até que as lulas estejam tenras.

Bimby/Thermomix (estes tempos são para pouca quantidade, apenas para 2 pessoas)

No copo colocamos o azeite e a cebola. Picamos 5 seg/Vel 5.
De seguida refogamos 3min/Varoma/Vel 1.
Adicionamos o pimento e picamos grosseiramente 4seg/vel 4. Juntamos o tomate, 8seg/vel 6.
Refogamos mais um pouco, 4min/100º/vel 1.
Juntamos então as lulas, o vinho e o sal. Programamos 25min/100/colher inversa.
Antes de desligar devemos confirmar se as lulas já estão cozidas.



terça-feira, 27 de maio de 2014

Queques de Banana

Ontem devia ter havido post aqui, com uma bela massa!
Eu confesso que não sou a pessoa mais positiva do mundo, mas raramente me ouvem dizer "ai que dia, hoje não devia ter saído da cama!".
Mas ontem... acabei o dia a achar que essa frase fazia todo o sentido.
Começou por ser feriado e eu a trabalhar, mas isso foi o menos... aconteceu-me de tudo, acho que só não parti um membro por pura sorte!
À hora de jantar decidi parar e vir partilhar uma massa que tínhamos feito no Domingo, a qual nos tinha sabido lindamente e reconfortado no almoço do dia que estava a ser inédito.
Eu nunca mas nunca apago as fotografias antes de me certificar que estão no computador, mas o que é eu fiz?! Isso mesmo... apaguei e não ficou nem uma! E sim, tinha composto o prato, o V. tinha-me ajudado e estava tudo bem melhor que o normal!
Hoje o dia não está a correr muito melhor, mas não apaguei as fotografias dos queques que consegui fazer!
E surpresa das surpresas... ficaram deliciosos! :)


Os meus bolos preferidos de banana são os que a mesma fica caramelizada, mas o V. não gosta de fruta aos pedaços nos bolos e para não o comer sozinha, desta vez fiz assim :)

Vão precisar (para 8 queques peq.)

2 Ovos
80gr de Farinha
1 c.sopa bem cheia de Farinha Custard
70gr de Açúcar + extra para polvilhar
20ml de Óleo
1 Banana bem Madura 
1 c.chá de Côco 
1 c.café bem cheia de Fermento
Canela q.b

Para fazer 

Juntar tudo num liquidificador e bater até obter um creme.
Colocar em formas e polvilhar com açúcar e canela.
Vai ao forno a 180º, cerca de 30 minutos.

Bimby/ Thermomix

Colocamos a borboleta, juntamos os ovos 2min/vel2/37º. Sem temperatura, adicionamos mais 2min/vel2.
Adicionamos a banana, o côco e o açúcar 8seg/vel 5.
Juntamos o óleo 5seg/vel 2.
Por último as farinhas, e o fermento 10seg/vel 4.
Colocamos a massa nas formas e polvilhamos as mesmas com açúcar e canela. 
Vai ao forno a 180º, cerca de 30 minutos.


sábado, 24 de maio de 2014

Pão de Ló sem Claras em Castelo

Tenho o blog por gosto, porque me dá prazer partilhar o que por aqui se faz. Mesmo sem fotografias fantásticas e textos incríveis.
Ultimamente não tenho tido vontade de escrever, as fotografias saem pior que o normal... e por isso o blog anda mais parado. Mas como não vejo isto como uma obrigação, vou mantendo até que decida algo em contrário.
Faço-o para mim e para alguns que sei que algumas vezes "recorrem" a ele, mas tenho plena consciência que não é uma referência :)

E por ser um blog sem pretensões, hoje trago uma receita muito simples, acompanhada de uma foto péssima! Confesso que hesitei em publicar quando vi as fotografias, mas gostámos tanto, que decidi partilhar e numa próxima acredito que as fotografias espelhem o quão bonito fica e o delicioso que é.
Apesar de gostar muito de bolos simples, Pão de Ló não é de todo um dos meus bolos de eleição. Mas para o V. é mesmo o melhor bolo que lhe posso dar! Esta semana ele esteve fora em trabalho, logo tinha à sua espera o bolo preferido.
As receitas que tenho são sempre com claras em castelo, das quais eu pensava que provinha aquele textura tão fofa e leve, mas ao fazer esta receita percebi que não e mudei de ideias... Pão de Ló, pode de facto ser um dos melhores bolos!! Que maravilha...durou um dia!!


A receita é adaptada do Livro de receitas base da Bimby, mas deve ficar igualmente bom feito do modo tradicional.

Vão precisar (forma de 18cm)

3 Ovos
165gr de Açúcar
85gr de Farinha
1/2 c.chá de Fermento

Para fazer

Colocamos a borboleta, os ovos e o açúcar 9Min/37º/Velocidade 3.
Adicionamos a farinha, o fermento 20seg/Velocidade 3.
Colocamos numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e vai ao forno a 18'º cerca de 30 minutos.