domingo, 8 de novembro de 2015

Broas de Erva-Doce na Bimby

Quando vivia com os meus pais, sempre mantivemos a convicção de que as coisas de cada época, devem ser respeitadas. Por exemplo o Bolo Rei, tanto eu como o meu pai adoramos, mas quando eu em Outubro lhe dizia "Pai, já vi Bolo Rei à venda no sitio x", ele dizia logo "não comeces, é muito cedo, depois chegamos ao Natal e já não achamos graça!!!". E assim era, só muito perto do Natal é que ele aparecia e no dia de Reis ou pouco mais tarde encerrava-se o assunto e assim é com quase tudo.
Nesta altura por Portugal abunda a Castanha assada, os frutos secos e as Broas dos Santos! Escusado será dizer que aqui não há nada, a Castanha costuma haver para assar (embora caríssima), mas este ano ainda não encontrei.
Depois de começar a ver o desfile das Broas nas redes sociais, a minha Mãe a dizer que tinha feito não sei quantas fornadas, etc etc... eu tive que as fazer, foi mais forte do que eu!




A receita trouxe-a do Blog da Luisa Alexandra e por sua vez esta trouxe-a da Teleculinária!
Fiz meia receita e ligeiramente adaptada, deu para 16 maravilhosas Broinhas. Super rápidas de fazer e muito boas!
Vou deixar tal e qual como fiz.


Vão precisar (para 16)

250gr de Farinha
1 c.chá de Bicarbornato de Sódio
1 c.chá de Erva-Doce (numa próxima coloco mais)
1/2 c.chá de Canela
100 gr de Açúcar Amarelo
35 gr de Azeite
2 Ovos
Sal
1 Gema
2. c.sopa de Leite


Para fazer

No copo da Bimby colocamos a farinha,o açúcar, o sal, a erva-doce, a canela e o bicarbonato de sódio 20seg vel 3. Reservamos.
Colocamos os ovos no copo 30 seg/vel 4. Colocamos a Bimby a funcionar na vel 1e pelo bocal adicionamos o azeite, que deve estar morno.
Deitamos a mistura dos ovos sobre a mistura da farinha e amassamos bem com as mãos até obter uma massa fácil de trabalhar, é rápido.
Moldamos pequenas bolinhas que se colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelamos com  a gema batida com o leite e levamos ao forno cerca a 180º, cerca de 20 minutos, até dourarem.



11 comentários:

  1. Haha, é uma boa estratégia :D
    As broas ficaram lindas, imagino só o cheirinho delas :)

    ResponderEliminar
  2. Estas broinhas estão com um aspecto muito bom, nunca fiz mas ainda vou a tempo, levo a receita comigo :)
    Se puderes, faz-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Adoro castanhas e este ano o meu castanheiro até foi generoso comigo! Como não posso, quer dizer, poder posso mas não devo comer para tolice acabei por congelar algumas cruas e outras já cozidas para comer durante todo o ano! Eu sou da.opiniao que as coisas nas epocas certas sabem sempre melhor, disso não tenho duvidas! Mas se as apanhar fora de epoca também não se perde nada! Quanto ao bolo-rei é quando começa a aparecer! Ainda ontem pensei se ja haveria mas aqui é só para o fim do mes. Por isso compro logo que aparece porque depois tenho de esperar um ano para voltar a comer!! As broas são fantasticas! Ficaram com uma cor linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já apetece sim senhora! E estas ficaram lindas!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  5. Ai que booommmmmm!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Hummm que bom aspecto têm essas broinhas! Adoro, nesta altura sabem muito bem! Beijinho

    ResponderEliminar
  7. São mesmo deliciosas, cá por casa faço imensas vezes e fiquei fã da receita deste a primeira vez que a vi na Teleculinária!

    ResponderEliminar
  8. Olá!!
    Hoje vim conhecer seu cantinho e já me encantei com essa receita deliciosa!!
    Concordo que as tradições devem ser mantidas em suas devidas épocas, por aqui já começaram a vender os famosos Panetones de Natal, eu vou esperar chegar Dezembro, acho que tem mais sabor na época certa! rsrs
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!
    Se quiser conhecer meu cantinho será muito bem vinda!!
    www.deliciasdavodeo.com.br
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
    Instagram: @receitas.deliciasdavodeo
    Beijos e lindo dia pra ti!!! =)

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindas as tuas broinhas! :)
    Ainda bem que viste o desfile e que te abriu o apetite! É tão bom :)
    Quanto ao Natal é verdade, o bolo rei começa a aparecer muito cedo! E na altura já nem apetece! eheh
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Eu então sou ao contrário! Se pudesse comia bolo rei todo o ano, broas e filhoses! Embora na época certa tenham um sabor mais especial :-)
    Este ano nem fiz broas pelos Santos, estas que partilhas são bem apetitosas!

    ResponderEliminar